Implementação do modelo de custeio ABC numa empresa dedicada à produção e desenvolvimento de masterbatch

Patricia Quesado, Daniela Araújo

Abstract


Objetivo: proposta de implementação de um modelo de custeio baseado nas atividades, Activity Based Costing (ABC), para uma empresa dedicada à produção e desenvolvimento de concentrados de cor e aditivos (masterbatch) para a indústria de transformação de plásticos, identificando o custo de cada atividade presente no processo produtivo e apurando as atividades que consomem mais ou menos recursos, bem como aquelas que acrescentam ou não valor.

Desenho/metodologia/abordagem: recorremos como metodologia a uma abordagem qualitativa, com a realização de um estudo de caso exploratório, utilizando o cálculo matricial para aplicar o sistema ABC na organização objeto de estudo. Foram recolhidos dados qualitativos de entrevistas realizadas aos colaboradores da organização e analisados todos os documentos contabilísticos e financeiros fornecidos, aliando-se as observações diretas.

Resultados: foi possível identificar o custo de cada atividade presente no processo produtivo e apurar as atividades que consomem mais ou menos recursos, sendo a atividade extrusão e a atividade receção da matéria-prima, respetivamente. Determinamos igualmente, que na ótica do cliente, a atividade preparação para entrega não acrescenta valor visível ao produto, pelo que o seu custo deve ser o menor possível. Concluímos ainda que o sistema ABC é uma mais valia como ferramenta de gestão, podendo ser aplicado a este tipo de organização, dando informações mais precisas, relevantes e em tempo oportuno aos gestores e administradores, visto que evidencia o custo de cada atividade e contribui para aumentar a eficiência e eficácia do processo produtivo, no sentido em que facilita a deteção de anomalias que possam ter ocorrido durante o mesmo.

 

Originalidade/valor: entendemos que a proposta de modelo apresentada é o principal contributo deste trabalho já que consideramos que após a sua colocação em prática permitirá reunir informações que possibilitarão à empresa concentrar-se nas suas questões essenciais, determinando os seus custos de uma forma mais realista e possibilitando a identificação das atividades que acrescentam ou não valor. Além disso, na literatura são raros os estudos existentes sobre a aplicação do sistema ABC neste tipo de organizações, facto que nos permite dar a este estudo um enfoque inovador.


Full Text:

PDF


Copyright (c) 2021 European Journal of Applied Business and Management

 

European Journal of Applied Business and Management

ISSN: 2183-5594

DOI: https://doi.org/10.58869/EJABM

Indexing:

EBSCO | CROSSREF | GOOGLE SCHOLAR | LATINDEX | DRJI | ICI JOURNALS MASTER | REDIB | MIAR