Branding territorial e o papel da imagem no comportamento do consumidor em turismo: O caso de Arouca

Bruno Sousa, Sara Vasconcelos

Abstract


Objetivos: O principal objetivo do presente estudo consiste em discutir o papel e influência da imagem no comportamento de compra do consumidor, em contextos específicos de turismo (i.e. caso particular do destino de Arouca). Pretende-se compreender de que forma marketing e o branding territorial contribuem para o desenvolvimento do turismo de uma região.

Metodologia: Pesquisa descritiva causal, por forma a inventariar factos, observar determinados fenómenos e identificar variáveis (teste de hipóteses), com o objetivo de estabelecer relações de causa e efeito. Optou-se por um estudo que combina a abordagem qualitativa (i.e. pesquisas exploratórias) e a abordagem quantitativa (i.e. inquéritos por questionário ao consumidor).

Resultados: Os resultados obtidos sugerem que a competitividade crescente a que os territórios estão sujeitos, principalmente no setor turístico, leva à necessidade de uma gestão ponderada através das ferramentas do marketing. O branding territorial surge, por conseguinte, como uma das estratégias mais eficientes para a atração de visitantes, tendo por base elementos influentes de uma marca territorial.

Implicações práticas: O presente estudo constitui um instrumento de auxílio da gestão territorial em contextos específicos de turismo, aliado ao estudo do comportamento do consumidor, o que se reflete na competitividade entre destinos turísticos (i.e. planeamento de espaços, estratégias de comunicação, promoção de serviços, vendas integradas e combate à sazonalidade).

Contributo: O presente estudo apresenta contributos para o marketing (e.g. branding), turismo (e.g. comportamento do visitante) e desenvolvimento local (e.g. planeamento e gestão de destinos turísticos).

 

Palavras-chave: Arouca, branding territorial, comportamento de compra, imagem de destino, turismo.



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