Será que a situação económica e os fatores climáticos influenciam o turismo religioso do Santuário de Aparecida (Brasil)?
Abstract
Purpose: O ato de peregrinar é um fenómeno que ocorre há séculos em religiões e culturas distintas. Com o passar do tempo, as peregrinações e as visitações a lugares sagrados tornaram-se objeto de interesse académico, por isso o objetivo deste estudo é analisar o impacto de fatores económico no turismo religioso da cidade de Aparecida (Brasil).
Design/methodology/approach: Recorreu-se ao método dos Mínimos Quadrados Ordinários para cumprir o objetivo desta investigação. A variável económica rendimento médio e as variáveis ambientais temperatura e a precipitação média foram utilizadas na explicação do fenómeno das visitações/peregrinações do Santuário de Aparecida. Os dados estatísticos mensais de março de 2012 a dezembro de 2017 permitiram a realização do método proposto.
Results/Originality/value: Todas variáveis se mostram estatisticamente significantes e é possível concluir que para além da fé outros fatores influenciam o turismo religioso de Aparecida. Foi demonstrado que tanto o rendimento como os fatores climáticos influenciam o número de visitantes do Santuário, sendo esse facto uma novidade para a literatura do turismo religioso no contexto Mariano brasileiro.
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PDFCopyright (c) 2021 European Journal of Applied Business and Management
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ISSN: 2183-5594
DOI: https://doi.org/10.58869/EJABM
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