Liderança transformacional e inovação educacional

Keila Oliveira, Orlando Lima Rua

Abstract


Objetivo: O objetivo deste estudo é analisar a relação entre liderança transformacional e inovação na educação.

Metodologia/abordagem: Adotando uma abordagem metodológica quantitativa, com a realização de um estudo empírico descritivo, exploratório e transversal, utilizamos o inquérito por questionário, tendo sido coletados 175 professores do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). O modelo de equações estruturais foi utilizado para o efeito.

Resultados: Os resultados mostram que a relação entre a liderança transformacional e os adotantes de inovações tipo “inovadores e adotantes iniciais” e “maioria tardia” é positiva e significativa, ao passo que a relação com os tipos “maioria precoce” e “retardatários” não é significativa.

Limitações da investigação: Amostra não probabilística por conveniência.

Implicações práticas: Adoção, ou reajustamento, de estratégias e práticas que promovam a liderança transformacional, com vista a otimizar a inovação educacional em instituições de ensino.

Originalidade/valor: Estudo pioneiro no Brasil relacionando liderança transformacional e inovação educacional, aplicado a instituição de ensino superior, técnico e tecnológico.


Full Text:

PDF


Copyright (c) 2021 European Journal of Applied Business and Management

 

European Journal of Applied Business and Management

ISSN: 2183-5594

DOI: https://doi.org/10.58869/EJABM

Indexing:

EBSCO | CROSSREF | GOOGLE SCHOLAR | LATINDEX | DRJI | ICI JOURNALS MASTER | REDIB | MIAR