Liderança transformacional e inovação educacional
Abstract
Objetivo: O objetivo deste estudo é analisar a relação entre liderança transformacional e inovação na educação.
Metodologia/abordagem: Adotando uma abordagem metodológica quantitativa, com a realização de um estudo empírico descritivo, exploratório e transversal, utilizamos o inquérito por questionário, tendo sido coletados 175 professores do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). O modelo de equações estruturais foi utilizado para o efeito.
Resultados: Os resultados mostram que a relação entre a liderança transformacional e os adotantes de inovações tipo “inovadores e adotantes iniciais” e “maioria tardia” é positiva e significativa, ao passo que a relação com os tipos “maioria precoce” e “retardatários” não é significativa.
Limitações da investigação: Amostra não probabilística por conveniência.
Implicações práticas: Adoção, ou reajustamento, de estratégias e práticas que promovam a liderança transformacional, com vista a otimizar a inovação educacional em instituições de ensino.
Originalidade/valor: Estudo pioneiro no Brasil relacionando liderança transformacional e inovação educacional, aplicado a instituição de ensino superior, técnico e tecnológico.
Full Text:
PDFCopyright (c) 2021 European Journal of Applied Business and Management
European Journal of Applied Business and Management
ISSN: 2183-5594
DOI: https://doi.org/10.58869/EJABM
Indexing:
EBSCO | CROSSREF | GOOGLE SCHOLAR | LATINDEX | DRJI | ICI JOURNALS MASTER | REDIB | MIAR
