A gestão e a discriminação de preços em contextos organizacionais: contributo teórico numa perspetiva turística

César Lapa Barros, Bruno Miguel Sousa

Abstract


Objetivo: Perceber de que forma as organizações abordam a estratégia de pricing, mais especificamente no que concerne ao setor do turismo em Portugal, no que respeita ao marketing utilizado no turismo para portadores de necessidades especiais. Procura-se reunir e sistematizar alguns contributos teóricos em torno da gestão e discriminação de preços em contextos organizacionais (turísticos).

Metodologia: No que concerne à metodologia proposta do presente estudo (work in progress), o trabalho empírico será desenvolvido com recurso à combinação de metodologia qualitativa (focus group a empresários do turismo) e quantitativa (questionários junto de consumidores turísticos).

Originalidade: A crescente globalização e competitivade nos mercados (de que o turismo é fortemente representativo), requer soluções inovadoras de gestão, incluindo soluções inovadoras de pricing, e a procura pela vantagem competitiva em domínios turísticos e hoteleiros.

Resultados: O pricing é uma tarefa complexa que é influenciada por fatores como as caraterísticas e a singularidade do produto turístico, o ambiente competitivo, o custo de capital e a estrutura de custos desta indústria e as preferências individuais e a sensibilidade ao preço do consumidor deste produto.

Implicações práticas: O presente estudo representa um importante contributo na forma como poderão ser orientadas as principais decisões de price management. Em específico, procurar-se-á apresentar, em trabalhos futuros, algumas das boas práticas utilizadas pelo setor do turismo e principais impactes na decisão de compra do visitante ou turista.

Limitações da investigação: Por se tratar de uma abordagem preliminar, o presente manuscrito apresenta algumas limitações de natureza amostral e de análise e discussão de resultados. Estudos futuros permitirão aos investigadores desenvolver o trabalho empírico e apresentar novos contributos numa perspetiva interdisciplinar (contributos para a gestão de preço e para o turismo).

Palavras-chave: competitividade, discriminação de preços, hotelaria, pricing, turismo

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ISSN: 2183-5594

DOI: https://doi.org/10.58869/EJABM

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