A Personalidade da marca do destino e a imagem de marca do destino: um estudo sobre os turistas do PNPG

Hugo Martins

Abstract


Objetivo: Compreender a importância da marca associada ao turismo, no geral, e aos destinos turísticos, em particular, abordando as implicações que a personalidade e a imagem do destino desempenham num território com uma identidade e uma marca própria associada à natureza, o Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Metodologia: Após a revisão da literatura, desenvolveu-se um estudo com design descritivo (Malhotra, 2001) recorrendo ao inquérito por questionário como instrumento de recolha de dados, cuja amostra foi constituída por turistas do PNPG. Utilizaram-se um conjunto de escalas previamente testadas e validadas noutros estudos. Criou-se um modelo concetual que permitiu testar as hipóteses elaboradas.

Resultados: O estudo revelou que a personalidade da marca, a imagem de marca e a satisfação que o turista tem sobre um determinado lugar condicionam as intenções comportamentais futuras dos turistas.

Limitações da investigação: Apesar da amostra ter sido significativa, os dados referem-se apenas aos meses de junho a outubro. Seria importante inquirir os turistas da época baixa sobre a temática a fim de se obter uma compreensão mais global.

Implicações práticas: O estudo revela a importância que os destinos se promovam tendo em consideração estratégias de branding, para se consolidar e criar uma identidade própria capaz de os diferenciar.

Originalidade e valor: O seu principal contributo e valor consistem em analisar e compreender da importância da marca associada aos destinos turísticos, chamando a atenção aos stakeholders para o branding dos destinos.

 

Palavras-chave: Personalidade da Marca; Imagem de Marca; Satisfação do Lugar; Intenções Comportamentais; Parque Nacional da Peneda-Gerês

 


Full Text:

PDF

References


Aaker, D. (1991). Managing brand equity. New York: Free Press.

Aaker, D. (1996). Building strong brands. New York: Free Press.

Aaker, J. (1997). Dimensions of brand personality. Journal of Marketing Research, 34(3), 347-356. Disponível em http://www.haas.berkeley.edu/groups/finance/Papers/Dimensions%20of%20BP%20JMR%201997.pdf [última consulta em 01-09-2017]

Allport, G.(1966). Traits revisited. American Psychologist, 21(1), 1-10. Disponível em http://dx.doi.org/10.1037/h0023295 [última consulta em 01-09-2017]

Ambler, T., & Barrow, S. (1996). The employer brand. Journal of brand management, 4(3), 185-206. Disponível em https://www.researchgate.net/file.PostFileLoader.html?id=55ef33d85dbbbd436c8b4577&assetKey=AS%3A271490209808385%401441739718476 [última consulta em 01-09-2017]

Anholt, S. (2003). Branding places and nations. Em R. Clifton and J. Simmons R. (Eds.), Brands and Branding (pp. 213-226). London: The Economist Newspaper Ltd.

Azoulay, A., & Kapferer, J. (2003). Do brand personality scales really measure brand personality? Journal of Brand Management, 11(2), 143–155. Disponível em https://doi.org/10.1057/palgrave.bm.2540162 [última consulta em 01-09-2017]

Baloglu, S., & Mangaloglu, M. (2001). Tourism destination images of Turkey, Egypt, Greece, and Italy as perceived by US-based tour operators and travel agents. Tourism management, 22(1), 1-9. Disponível em https://doi.org/10.1016/S0261-5177(00)00030-3 [última consulta em 01-09-2017]

Barnes, S., Mattsson, J., & Sørensen, F. (2014). Destination brand experience and visitor behavior: testing a scale in the tourism context. Annals of Tourism Research, 48, 121–139. Disponível em https://doi.org/10.1016/j.annals.2014.06.002 [última consulta em 01-09-2017]

Beerli, A., & Martín, J. (2004). Factors influencing destination image. Annals of Tourism Research, 31(3), 657–681. Disponível em https://doi.org/10.1016/j.annals.2004.01.010 [última consulta em 01-09-2017]

Blain, C., Levy, S. E., & Ritchie, J. B. (2005). Destination branding: Insights and practices from destination management organizations. Journal of travel research, 43(4), 328-338. Disponível em http://www.pikslar.com/temp/Bisi/dmc/328.pdf [última consulta em 01-09-2017]

Buhalis, D. (2000). Marketing the competitive destination of the future. Tourism Management, 21(1), 97-116. Disponível em https://doi.org/10.1016/S0261-5177(99)00095-3 [última consulta em 01-09-2017]

Cai, L. (2002). Cooperative branding for rural destinations. Annals of Tourism Research, 29(3), 720–742. Disponível em https://doi.org/10.1016/S0160-7383(01)00080-9 [última consulta em 01-09-2017]

Chen, C., & Phou, S. (2013). A closer look at destination: Image, personality, relationship and loyalty. Tourism Management, 36, 269–278. Disponível em https://doi.org/10.1016/j.tourman.2012.11.015 [última consulta em 01-09-2017]

Chen, C., & Tsai, D. (2007). How destination image and evaluative factors affect behavioral intentions?. Tourism management, 28(4), 1115-1122. Disponível em https://doi.org/10.1016/j.tourman.2006.07.007 [última consulta em 01-09-2017]

Chi, C., & Qu, H. (2008). Examining the structural relationships of destination image, tourist satisfaction and destination loyalty: an integrated approach. Tourism Management, 29(4), 624–636. Disponível em https://doi.org/10.1016/j.tourman.2007.06.007 [última consulta em 01-09-2017]

De Chernatony, L., & Riley, F. (1998). Defining a "brand": beyond the literature with experts' interpretations. Journal of Marketing Management, 14(5), 417-443. Disponível em https://www.researchgate.net/publication/247494772_Defining_A_Brand_Beyond_The_Literature_With_Experts%27_Interpretations [última consulta em 01-09-2017]

Decreto-Lei n.º 187/71 de 8 de maio. Disponível em https://dre.pt/application/file/a/635495 [última consulta em 01-09-2017]

Douglas, A. C., & Mills, J. E. (2006). Logging brand personality online: website content analysis of Middle Eastern and North African destinations. In Information and communication technologies in tourism 2006 (pp. 345-345). Springer, Vienna.

Echtner, C., & Ritchie, J. (1993). The measurement of destination image: An empirical assessment. Journal of travel research, 31(4), 3-13. Disponível em https://www.researchgate.net/publication/249700840_The_Measurement_of_Destination_Image_An_Empirical_Assessment [última consulta em 01-09-2017]

Ekinci, Y., & Hosany, S. (2006). Destination personality: an application of brand personality to tourism destinations. Journal of Travel Research, 45(5), 127-139. Disponível em https://doi.org/10.1177/0047287506291603 [última consulta em 01-09-2017]

Fischer, M., Völckner, F., & Sattler, H. (2010). How important are brands? A cross-category, cross-country study. Journal of Marketing Research, 47(5), 823-839. Disponível em https://www.researchgate.net/publication/259839231_How_Important_Are_Brands_A_Cross-Category_Cross-Country_Study [última consulta em 01-09-2017]

Fisher, W., Arkin, H., & Colton, R. (1995). Introducción a la Estadística. México: Ateneo.

Fortin, M. (1999). O processo de investigação: da concepção à realização. Loures: Lusociência.

Freixo, M. (2009). Metodologia cientifica: fundamentos, métodos e técnicas. Lisboa: Instituto Piaget.

Gallarza, M., Saura, I., & Garcia, H. (2002). Destination image: towards a concetual framework. Annals of Tourism Research, 29(1), 56-78. Disponível em https://doi.org/10.1016/S0160-7383(01)00031-7 [última consulta em 01-09-2017]

Ghiglione, R., & Matalon, B. (1993). O inquérito – teoria e prática. Oeiras: Celta Editora.

Giese, J., & Cote, J. (2000). Defining consumer satisfaction. Academy of marketing science review, 1, 22 37. Disponível em http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.195.6980&rep=rep1&type=pdf [última consulta em 01-09-2017]

Gilmore, J., & Pine, B. (2002). The experience is the marketing. Strategy & Leadership, 30(4), 4-11. Disponível em https://doi.org/10.1108/10878570210435306 [última consulta em 01-09-2017]

Gnoth, J. (2002). Leveraging export brands through a tourism destination brand. The Journal of Brand Management, 9(4), 262-280. Disponível em https://www.researchgate.net/publication/233632603_Leveraging_export_brands_through_a_tourism_destination_brand [última consulta em 01-09-2017]

Goeldner, C., & Ritchie, J. (2011). Tourism - Principles, Pratices, Philosophies (Ed.11). [PDF]. Disponível em http://shora.tabriz.ir/Uploads/83/cms/user/File/657/E_Book/Tourism/Tourism%20Principles%20Practices%20Philosophies%2011th%20ed%202009.pdf [última consulta em 01-09-2017]

Greaves, N., & Skinner, H. (2010). The importance of destination image analysis to UK rural tourism. Marketing Intelligence & Planning, 28(4), 486–507. Disponível em https://doi.org/10.1108/02634501011053586 [última consulta em 01-09-2017]

Hill, M., & Hill, A. (2002). Investigação por questionário (2.ª ed.). Lisboa: Edições Sílabo.

Hosany, S., & Ekinci, Y. (2003). An application of the brand personality scale into tourist destinations: Can destinations be branded. In Proceedings of the 34th annual TTRA conference (Vol. 45). St Louis, MO: Travel and Tourism Research Association. Disponível em https://www.researchgate.net/publication/41816720_Destination_Personality_An_Application_of_Brand_Personality_to_Tourism_Destinations [última consulta em 01-09-2017]

Hosany, S., Ekinci, Y., & Uysal, M. (2006). Destination image and destination personality: An application of branding theories to tourism places. Journal of business research, 59(5), 638-642.

Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). (2013). Parque Nacional da Peneda-Gerês [PDF]. Disponível em http://www.icnf.pt/portal/ap/resource/ap/pnpg/brochur2013/view [última consulta em 01-09-2017]

Kastenholz, E. (2002). O papel da imagem do destino no comportamento do turista e implicações em termos de marketing: o caso do Norte de Portugal (Tese de doutoramento, Universidade de Aveiro). Disponível em http://hdl.handle.net/10773/1838 [última consulta em 01-09-2017]

Kavaratzis, M., & Ashworth, G. (2005). City Branding: An Effective Assertion of Identity or a Transitory Marketing Trick?. Tijdschrift voor Economische en Sociale Geografie 96(5), 506-514. Disponível em https://www.researchgate.net/publication/4997029_City_branding_An_effective_assertion_of_identity_or_a_transitory_marketing_trick [última consulta em 01-09-2017]

Kay, M. (2006). Strong brands and corporate brands. European Journal of Marketing, 40(7/8), 742-760. Disponível em https://www.researchgate.net/profile/Mark_Kay3/publication/228149491_Strong_Brands_and_Corporate_Brands/links/0046352b0c739d3cf2000000/Strong-Brands-and-Corporate-Brands.pdf [última consulta em 01-09-2017]

Keller, K. (2003). Brand Synthesis: The Multidimensionality of Brand Knowledge. Journal of Consumer Research, 29(4), 595-600. Disponível em https://doi.org/10.1086/346254 [última consulta em 01-09-2017]

Keller, K. (2013). Strategic brand management: Building, measuring, and managing brand equity (4.ª ed.) [PDF]. Disponível em http://www.kvimis.co.in/sites/kvimis.co.in/files/ebook_attachments/Keller%20Strategic%20Brand%20Management.pdf [última consulta em 01-09-2017]

Kotler, P., & Armstrong, G. (2012). Principles of Marketing - 14.º Edition. London: Pearson Education.

Kozak, M. (2001). Repeaters’ behavior at two distinct destinations. Annals of Tourism Research, 28(3), 784-807. Disponível em https://doi.org/10.1016/S0160-7383(00)00078-5 [última consulta em 01-09-2017]

Kozak, M., & Rimmington, M. (2000). Tourist satisfaction with Mallorca, Spain, as an off-season holiday destination. Journal of Travel Research, 38(3), 260-269. Disponível em https://www.researchgate.net/publication/249701056_Tourist_Satisfaction_With_Mallorca_Spain_as_an_Off-Season_Holiday_Destination [última consulta em 01-09-2017]

Laranjo, J. (2011). A Gestão do turismo de natureza na rede nacional de áreas protegidas: A Carta de Desporto de Natureza do Parque Natural de Sintra-Cascais (Tese de doutoramento, Universidade Nova de Lisboa). Disponível em http://hdl.handle.net/10362/7121 [última consulta em 01-09-2017]

Loureiro, S., & González, F. (2008). The importance of quality, satisfaction, trust, and image in relation to rural tourist loyalty. Journal of Travel & Tourism Marketing, 25(2), 117-136. Disponível em http://dx.doi.org/10.1080/10548400802402321 [última consulta em 01-09-2017]

Malhotra, N. (2001). Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. Porto Alegre: Bookman.

Martins, H. (2017). O turismo no Parque Nacional da Peneda Gerês: a experiência da marca do destino, o apego ao lugar, a satisfação, os comportamentos pró ambientais e as intenções comportamentais (Tese de doutoramento no Prelo, Universidade de Coimbra)

Mittal, V., & Kamakura, W. (2001). Satisfaction, repurchase intent, and repurchase behavior: Investigating the moderating effect of customer characteristics. Journal of marketing research, 38(1), 131 142. Disponível em https://www.researchgate.net/publication/230597233_Satisfaction_Repurchase_Intent_and_Repurchase_Behavior_Investigating_the_Moderating_Effect_of_Customer_Characteristics [última consulta em 01-09-2017]

Morgan, N. & Pritchard, A. (2004) Contextualizing Destination Branding. Em N. Morgan, A. Pritchard. e A. Pride (Eds.), Destination Branding: Creating the Unique Destination Proposition (pp. 11-43). Oxford: Butterworth-Heinemann.

Morrison, A., & Anderson, D. (2002, junho). Destination branding. Comunicação apresentada no Missouri Association of Convention and Visitor Bureaus Annual Meeting. 10 de junho. Missouri, EUA. Disponível em http://www.macvb.org/intranet/presentation/DestinationBrandingLOzarks6-10-02.ppt [última consulta em 01-09-2017]

Nogueira, S. (2013). Perspetiva integrada de stakeholders, redes e qualidade do relacionamento em turismo: aplicação ao Parque Nacional Peneda-Gerês (Tese de doutoramento, Universidade do Minho). Disponível em http://hdl.handle.net/1822/29093 [última consulta em 01-09-2017]

Oliver, R. (1997). Satisfaction: A Behavioral perspective on the consumer. Boston: Irwin/McGraw-Hill.

Park, S. Y., & Petrick, J. F. (2006). Destinations’ perspectives of branding. Annals of Tourism Research, 33(1), 262-265. Disponível em https://doi.org/10.1016/j.annals.2005.10.007 [última consulta em 01-09-2017]

Pike, S. (2002). Destination image analysis - a review of 142 papers from 1973 to 2000. Tourism Management, 23(5), 541-549. Disponível em https://doi.org/10.1016/S0261-5177(02)00005-5 [última consulta em 01-09-2017]

Pike, S. (2004). Destination Marketing Organisations. Oxford: Elsevier.

Pike, S. (2005). Tourism destination branding complexity. Journal of Product & Brand Management, 14(4), 258-259. Disponível em https://www.researchgate.net/publication/43515204_Tourism_Destination_Branding_Complexity [última consulta em 01-09-2017]

Pine, B., & Gilmore, J. (1999). The Economy Experience:work is a Theatre & Every Business a Stage. Boston: Harvard Business Press.

Pizam, A. (1994). Planning a Tourism Research Investigation. Travel, Tourism and Hospitality Research, 9, 91-103.

Prebensen, N. (2007). Exploring tourists’ images of a distant destination. Tourism management, 28(3), 747-756. Disponível em https://doi.org/10.1016/j.tourman.2006.05.005 [última consulta em 01-09-2017]

Quivy, R., & Campenhoudt. L. (1992). Manual de investigação em ciências sociais. Lisboa: Gradiva.

Ramkissoon, H., Smith, L., & Weiler, B. (2013). Relationships between place attachment, place satisfaction and pro-environmental behaviour in an Australian national park. Journal of Sustainable Tourism, 21(3), 434-457. Disponível em https://www.researchgate.net/publication/254367162_Relationships_between_place_attachment_place_satisfaction_and_pro-environmental_behaviour_in_an_Australian_national_park [última consulta em 01-09-2017]

Ritchie, J. R. B., & Ritchie, J. R. R. (1998, September). The branding of tourism destinations. In Annual Congress of International Association of Scientific Experts in Tourism. Disponível em https://pdfs.semanticscholar.org/f047/95dd595c0aeb22bf202f6626caac80987644.pdf [última consulta em 01-09-2017]

Rojas-Méndez, J. I., Murphy, S. A., & Papadopoulos, N. (2013). The U.S. brand personality: A Sino perspective. Journal of Business Research, 66(8), 1028–1034. Disponível em https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2011.12.027 [última consulta em 01-09-2017]

Schmitt, B. (1999). Experiential marketing: how to get customers to sense, feel, think, act, relate to your company and brand. Nova Iorque: Free Press.

Schmitt, B. (2003). Customer experience management – a revolutionary approach to connecting with your customers. New Jersey: John Wiley & Sons, INC.

Silva, R. (2015). O apego ao lugar como determinante das intenções comportamentais no turismo: o caso do Alentejo (Tese de doutoramento, Universidade do Algarve). Disponível em http://hdl.handle.net/10400.1/7681 [última consulta em 01-09-2017]

Smith, S., & Wheeler, J. (2002). Managing the custo

mer experience: Turning customers into advocates. London: Pearson Education.

Tasci, A., Gartner, W., & Cavusgil, S. (2007). Measurement of destination brand bias using a quasi-experimental design. Tourism Management, 28(6), 1529-1540. Disponível em https://doi.org/10.1016/j.tourman.2007.02.009 [última consulta em 01-09-2017]

Tuckman, B. (2005). Manual de investigação em Educação. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

United Nations (UN). (2010). International Recommendations for Tourism Statistics 2008. Disponível em https://unstats.un.org/unsd/publication/Seriesm/SeriesM_83rev1e.pdf [última consulta em 01-09-2017]

Usakli, A., & Baloglu, S. (2011). Brand personality of tourist destinations: An application of self-congruity theory. Tourism management, 32(1), 114-127. Disponível em https://doi.org/10.1016/j.tourman.2010.06.006 [última consulta em 01-09-2017]

Yoon, Y., & Uysal, M. (2005). An examination of the effects of motivation and satisfaction on destination loyalty: a structural model. Tourism Management, 26(1), 45-56. Disponível em https://doi.org/10.1016/j.tourman.2003.08.016 [última consulta em 01-09-2017]




Copyright (c)

 

European Journal of Applied Business and Management

ISSN: 2183-5594

DOI: https://doi.org/10.58869/EJABM

Indexing:

EBSCO | CROSSREF | GOOGLE SCHOLAR | LATINDEX | DRJI | ICI JOURNALS MASTER | REDIB | MIAR