A influência da marca territorial na predisposição do consumidor turístico: O caso Cabo Verde

Bruno Sousa, Beatriz Casais, Gilson Pina

Abstract


Objetivo: O principal objetivo do presente trabalho consiste em discutir a influência da criação de uma marca territorial na identidade percebida pelo consumidor em contextos de turismo, no caso particular de Cabo Verde.

Desenho/metodologia/abordagem: Como estudo exploratório, analisou-se a criação da marca territorial Cabo Verde na perspetiva dos pressupostos teóricos do prisma de identidade da marca e propõe-se um modelo que relaciona a influência da identidade local com as intenções comportamentais em turismo por parte de residentes e turistas.

Resultados: Os resultados obtidos mostram uma gestão da marca territorial Cabo Verde (em específico a identidade da marca) relacionada com a identidade local, o que sugere que se trate de um determinante importante na procura turística do destino Cabo Verde. Estudos futuros deverão testar esta relação através de um modelo de equações estruturais no que toca aos construtos motivação, satisfação e lealdade, bem como discutir a identidade percecionada pelos turistas através de entrevistas, relacionando-a com a marca territorial desenvolvida e a identidade local presente na logomarca.

Limitações/implicações: O estudo constitui um instrumento de auxílio da gestão territorial em contextos específicos de turismo, aliado ao estudo do comportamento do consumidor turístico, o que se reflete na maior ou menor competitividade entre destinos turísticos (i.e. planeamento de espaços, estratégias de comunicação, promoção de serviços, vendas integradas e combate à sazonalidade).

Originalidade/valor: Desenvolvimento da teoria em contextos específicos de turismo numa ótica de marketing (comportamento do consumidor). Numa perspetiva interdisciplinar, este artigo apresenta uma reflexão teórica no sentido de melhor compreender a gestão da marca em contextos de destinos turísticos.

Palavras-chave: Cabo Verde, gestão da marca, identidade, marketing, turismo.


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