Análise das Motivações e Intenções de Revisita dos Frequentadores do Festival de Música “MEO SUDOESTE”
Abstract
Objetivo: Apresentar as principais conclusões de uma investigação sobre as motivações e intenções de revisita de frequentadores do festival de música “MEO Sudoeste”, assim como apresentar sugestões relevantes dos participantes para os organizadores e patrocinadores, tendo em vista a melhoria da sua experiência.
Metodologia: Após uma revisão da literatura, utilizou-se uma metodologia quantitativa, exploratória e descritiva, que se concretizou através da realização de um inquérito por questionário, administrado a uma amostra de 384 indivíduos.
Resultados: Concluiu-se que as principais motivações por detrás da ida ao festival são o cartaz musical e a socialização, e que os fatores pull têm uma importância destacada. A grande maioria dos inquiridos demonstrou satisfação, e manifestaram intenção de revisita.
Limitações da investigação: A administração dos inquéritos por questionário teve de ser cuidadosamente planeada, visto os horários mais propícios para a recolha de dados terem sido limitados.
Implicações práticas: Considerando as principais motivações identificadas e sugestões recolhidas, as entidades organizadoras (e marcas patrocinadoras) deverão (re) desenhar a oferta de valor deste evento musical por forma a ir de encontro e, desejavelmente, superar as expetativas dos reais e potenciais participantes, e utilizar as novas tecnologias.
Originalidade: O evento sobre o qual incidiu a investigação não tinha sido objeto de um estudo sistemático e científico. A exploração das motivações e intenções da participação dos frequentadores de um festival de música em Portugal permitiu identificar a existência e importância relativa dos motivos push e pull evidenciados na literatura.
Palavras-chave: Festivais de música, MEO Sudoeste, motivações, intenção de revisita, marketing.
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