Análise das Motivações e Intenções de Revisita dos Frequentadores do Festival de Música “MEO SUDOESTE”
Abstract
Objetivo: Apresentar as principais conclusões de uma investigação sobre as motivações e intenções de revisita de frequentadores do festival de música “MEO Sudoeste”, assim como apresentar sugestões relevantes dos participantes para os organizadores e patrocinadores, tendo em vista a melhoria da sua experiência.
Metodologia: Após uma revisão da literatura, utilizou-se uma metodologia quantitativa, exploratória e descritiva, que se concretizou através da realização de um inquérito por questionário, administrado a uma amostra de 384 indivíduos.
Resultados: Concluiu-se que as principais motivações por detrás da ida ao festival são o cartaz musical e a socialização, e que os fatores pull têm uma importância destacada. A grande maioria dos inquiridos demonstrou satisfação, e manifestaram intenção de revisita.
Limitações da investigação: A administração dos inquéritos por questionário teve de ser cuidadosamente planeada, visto os horários mais propícios para a recolha de dados terem sido limitados.
Implicações práticas: Considerando as principais motivações identificadas e sugestões recolhidas, as entidades organizadoras (e marcas patrocinadoras) deverão (re) desenhar a oferta de valor deste evento musical por forma a ir de encontro e, desejavelmente, superar as expetativas dos reais e potenciais participantes, e utilizar as novas tecnologias.
Originalidade: O evento sobre o qual incidiu a investigação não tinha sido objeto de um estudo sistemático e científico. A exploração das motivações e intenções da participação dos frequentadores de um festival de música em Portugal permitiu identificar a existência e importância relativa dos motivos push e pull evidenciados na literatura.
Palavras-chave: Festivais de música, MEO Sudoeste, motivações, intenção de revisita, marketing.
Full Text:
PDFReferences
Alves, C. (2003). Satisfação do consumidor. Lisboa: Escolar.
Close, A. G., Finney, R. Z., Lacey, R. Z., & Sneath, J. Z. (2006). Engaging the Consumer through Event Marketing: Linking Attendees with Sponsor, Community, and Brand. Journal of Advertising Research, 420-433.
Crompton, J. (1979). Motivations of Pleasure Vacations. Annals of Tourism Research, 6(4), 408-424.
Crompton, J.L. & McKay, S.L. (1997). Motives of visitors attending festival events, Annals of Tourism Research, 24(2), 425-439.
Cunningham, P., Taylor, S. & Reeder, C. (1994). Event Marketing: The evolution of sponsorship from philanthropy to strategic promotion. In J. B. Schmidt, S. C. Hollander, T. Nevett, & J. N. Sheth (Eds.), Contemporary Marketing History (pp. 407- 425). Michigan: Michigan State University.
Dann, G. M. S. (1977). Anomie, ego-enhancement and tourism, Annals of Tourism Research, 4, 184-194.
Evans, M., Jamal A., & Foxall, G. (2009). Consumer Behavior (2nd ed.). New York: John Wiley & Songs.
Formica, S., & Uysal, M. (1996). A market segmentation of festival visitors: Umbria Jazz Festival in Italy. Festival Management and Event Tourism, 3(4), 175-82.
George, D., & Mallery, P. (2003). SPSS for Windows step by step: A simple guide and reference. 11.0 update (4th ed.). Boston: Allyn & Bacon.
Getz, D. (2007). Event Studies: Theory, research and policy for planned events. Oxford: Butterworth-Heinemann.
Getz, D. (1997). Event management and event tourism. Nova Iorque: Cognizant Communication.
Getz, D. (2008). Event tourism: Definition, evolution, and research. Tourism Management, 29, 403-428.
Getz, D., & Cheyne, J. (2002). Special event motives and behaviour. The tourist experience, 2, 137-155.
Hill, M., & Hill, A. (2002). Investigação por questionário. Lisboa: Edições Sílabo.
Kim, S. & C. Lee (2002) Push and Pull Relationships. Annals of Tourism Research, 29(1), 257-260.
Kotler, P. & K. L. Keller (2006). Administração de Marketing (12ª ed.). São Paulo: Pearson Prentice Hall.
Lee, I. S., Lee, T. J., & Arcodia, C. (2013). The effect of community attachment on cultural festival visitors' satisfaction and future intentions. Current Issues in Tourism, 17, 800-812.
Lee, H. M. (2013). A visitor experience scale: historic sites and museums. (Tese de Doutoramento). Canadá: Universidade de Waterloo.
Lee, J. Y. (2009). Investigating the effect of festival visitors´emotional experiences on satisfaction, psychological commitment, and loyalty (Tese de Doutoramento). Texas, A&M University.
MacKay, K. J. & Crompton, J. L. (1990). Measuring the Quality of Recreation Services. Journal of Park and Recreation Administration, 8(3), 47-56.
McAlexander, J. H., Schouten, J. W., & Keoning, H. F. (2002). Building Brand Community. Journal of Marketing, 66(1), 38-55.
Oliver, R. L., Rust, R. T., & Varki, S. (1997). Customer delight: foundations, findings, and managerial insight. Journal of Retailing, 73(3), 311-336.
Queirós, A. F. S. (2014). A experiência nos festivais de música (Dissertação de Mestrado). Aveiro, Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro.
Solomon, M. R. (2009). Consumer Behavior: Buying, Having, and Being (8th ed). New Jersey: Pearson Education, Inc.
Stone, C. (2009). The British pop music festival phenomenon. In J. Ali-Knight, M. Robertson, A. Fyall, & A. Ladkin (Eds.), International Perspectives of Festivals and Events (pp. 205-224). Oxford: Academic Press.
Schmitt, B. (1999). Experiential Marketing. Journal of Marketing Management, 15, 53-67.
Uysal, M. & Jurowski, C. (1994). Testing the push and pull factos. Annals of Tourism Research, 21(4), 844-846.
Viviers, P. & Slabbert, E. (2014). Should arts festival focus on push or pull factors in marketing efforts? African Journal of Hospitality, Tourism and Leisure, 3(2) ISSN: 2223-814X.
Yeoman, I., Robertson, M., Ali-Knight, J., Drummond, S., & McMahon-Beattie, U. (2004). Festival and Events Management: an International Arts and Culture Perspective. Oxford: Butterworth-Heinemann.
Yoon, Y. & Uysal, M. (2005). An examination of the effects of motivation and satisfaction on destination loyalty: A structural model. Tourism Management, 26(1), 45–56.
Copyright (c) 2017 European Journal of Applied Business and Management
European Journal of Applied Business and Management
ISSN: 2183-5594
DOI: https://doi.org/10.58869/EJABM
Indexing:
EBSCO | CROSSREF | GOOGLE SCHOLAR | LATINDEX | DRJI | ICI JOURNALS MASTER | REDIB | MIAR
