A eficiência individual dos colaboradores e performance organizacional – um estudo quantitativo
Abstract
Objetivo: Este artigo parte da necessidade de compreender a gestão da comunicação nas pequenas e médias empresas ao nível das dinâmicas pessoal e empresarial, do desempenho empresarial, da reputação pessoal, da proatividade e dinâmica empresarial, da organização aprendente e da motivação e liderança pessoal.
Metodologia: Após a revisão da literatura, desenvolveu-se um estudo exploratório, com design descritivo (Malhotra, 2005) recorrendo ao questionário como instrumento de recolha de informação. O instrumento de pesquisa foi alvo de um pré-teste antes de ser administrado (Hill & Hill, 2002).
Resultados: No que concerne à satisfação dos funcionários podemos verificar que o aspeto mais relevante foi as condições laborais dos colaboradores, já como objetivos prioritários foram indicados, a melhoria das relações laborais, a melhoria das relações interpessoais e a melhoria da imagem da organização ou empresa. No que concerne à reputação verificamos que a qualidade dos produtos e serviços, a qualidade da gestão e liderança e a imagem de marca foram as respostas mais observadas.
Limitações da investigação: A utilização de uma única fonte de recolha de informação junto dos responsáveis pela gestão da comunicação nas organizações através de inquérito por questionário, limitando a dialética de compreensão global das suas opiniões sobre o tema.
Implicações práticas: Em termos práticos e operacionais permite compreender a dinâmica da eficiência individual dos colaboradores na performance organizacional e sistematizar considerações relevantes sobre esta temática.
Originalidade e valor: O seu principal contributo e valor consiste em analisar e compreender de forma mais eficiente a atitude dos gestores face à satisfação, atitude, envolvimento e comprometimento dos colaboradores e a sua relevância na performance e reputação organizacional. Os dados obtidos permitiram aferir também que os aspetos relevantes para a eficiência do desempenho dos colaboradores residem na atitude positiva, autoanálise, auto motivação, definição de objetivos, aliados à capacidade de gerar ação numa realidade organizacional cada vez mais exigente e competitiva.
Palavras-chave: Eficiência empresarial; Gestão da comunicação; liderança pessoal.
[ENG]
Title: "Employee individual efficiency and organizational performance - a quantitative study"
Abstract
Purpose: This article starts from the need to understand the management of communication in small and medium enterprises in terms of personal and business dynamics, business performance, personal reputation, proactivity and business dynamics, learning organization and personal motivation and leadership.
Methodology: After the literature review, an exploratory study with a descriptive design was developed (Malhotra, 2005) using the questionnaire as a tool for collecting information. The research instrument was pre-tested before administration (Hill & Hill, 2002).
Results: Regarding employee satisfaction we can see that the most relevant aspect was the employees' working conditions, as priority objectives were indicated, the improvement of labor relations, the improvement of interpersonal relationships and the improvement of the image of the organization or company. Regarding reputation, we found that the quality of products and services, the quality of management and leadership and the brand image were the most observed responses.
Limitations: The use of a single source of information gathering from those responsible for communication management in organizations through questionnaire inquiry, limiting the global dialectic of their views on the subject.
Implications: In practical and operational terms, it allows us to understand the dynamics of individual employee efficiency in organizational performance and to systematize relevant considerations on this topic.
Originality/value: Its main contribution and value is to more effectively analyze and understand managers' attitude towards employee satisfaction, attitude, involvement and commitment and its relevance to organizational performance and reputation. The data obtained also allowed us to assess that the relevant aspects for the efficiency of employee performance lie in the positive attitude, self-analysis, self motivation, goal setting, combined with the ability to generate action in an increasingly demanding and competitive organizational reality.
Keywords: Business efficiency; Communication management; Personal leadership.
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ISSN: 2183-5594
DOI: https://doi.org/10.58869/EJABM
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