Elementos de jogo e perfis de gamificação numa aplicação em saúde : Um estudo de campo

Susana Bernardino, J. Freitas Santos, António Martins

Abstract


Objetivo: O estudo realizado pretende identificar os elementos de jogo mais valorizados por médicos e pacientes Portugueses e esboçar os respetivos perfis de personalidade, bem como avaliar a possibilidade de existência de associação entre os elementos de jogos usados numa aplicação na área da saúde e os tipos de personalidade de médicos e pacientes.

Desenho/Metodologia/Abordagem: A investigação realizada assenta no uso do método quantitativo, através de um inquérito por questionário elaborado com base no modelo Hexad User Types Scale, que foi aplicado a médicos e pacientes Portugueses.

Resultados: Os resultados obtidos permitiram concluir que os principais elementos de jogo a introduzir numa futura aplicação na área da saúde foram as Ferramentas Criativas e as Missões/Desafios, que reuniram as preferências de médicos e pacientes em Portugal. Quanto à escala usada para medir a personalidade dos utilizadores da aplicação na área da saúde, verificou-se que não era robusta para o caso Português. Por fim, foi rejeitada parcialmente a possibilidade de associação entre os tipos de personalidade dos médicos e pacientes Portugueses e os elementos de jogo a introduzir numa futura aplicação na área da saúde.

Originalidade/Valor: O acesso a conteúdos em dispositivos móveis, como smartphones, tablets, computadores e mais recentemente wearables, têm crescido de forma exponencial atingindo pessoas de todas as idades. O crescente uso de aplicações na área da saúde para aumentar a interação entre médicos e doentes passa não só pelo aumento da usabilidade das aplicações, mas também pela introdução de elementos lúdicos que potenciem o seu uso e feedback. Esta investigação traz novos contributos sobre os elementos de jogo mais valorizados na área da saúde, sobretudo no caso Português, onde os estudos empíricos são ainda escassos.


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