Um olhar exploratório sobre o Turismo Voluntário

Maria Idalina Caldas, Hugo Machado, Bruno Barbosa Sousa, Laurentina Cruz Vareiro

Abstract


Objetivos: O presente caso de estudo tem como propósito dar a conhecer o turismo voluntário como um segmento ou nicho de mercado ainda pouco explorado. Em paralelo, pretende-se analisar a sua progressão ao longo das últimas décadas, demonstrando de forma explícita como essa evolução tem cooperado para o desenvolvimento, a nível internacional, nacional e local.
Metodologia: Numa primeira fase proceder-se-á a uma análise documental com o objetivo de clarificar conceitos ligados à temática do turismo voluntário. Seguidamente, realizar-se-ão entrevistas a elementos envolvidos nesta vertente de turismo em estudo, no intuito de perceber a motivação solidária que agrega e conhecer os consumidores tipo deste segmento.
Resultados: Com base na revisão de literatura e entrevistas realizadas, pode-se afirmar que é notório o benefício que resulta do voluntariado, quer para os mentores deste tipo de ações, quer para as comunidades intervencionadas e até para os próprios voluntários. Os resultados evidenciam a importância crescente do turismo como uma atividade segmentada (em específico, turismo numa ótica social e solidária).
Implicações práticas: O principal contributo desta investigação assenta na identificação da realidade afeta às necessidades que o turismo voluntário acarreta. Os testemunhos na primeira pessoa potenciam o incentivo desta prática que, em pleno seculo XXI, é uma realidade “camuflada”.
Limitações da investigação: O enquadramento teórico explana o conceito de turismo voluntário de forma clara; no entanto, constata-se que ao nível de dados estatísticos, os mesmos apenas contemplam o trabalho voluntário.
Contributo e valor: Este trabalho contribui para uma melhor perceção acerca do perfil e motivações do turista voluntário. Numa perspetiva interdisciplinar, este estudo apresenta inputs para o turismo, para o marketing (segmentação) e desenvolvimento local.


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