Relacionando liderança transformacional e comprometimento organizacional em educação: evidência do Brasil

Orlando Lima Rua, Dessirrê Pires

Abstract


Objetivo: Este estudo analisa a relação entre liderança transformacional e comprometimento organizacional, aplicado aos servidores de uma instituição de ensino federal pública brasileira.

Metodologia/abordagem: Adotando uma abordagem metodológica quantitativa, utilizamos o inquérito por questionário, tendo sido coletados 127 respondentes colaboradores na reitoria do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). Tais dados foram posteriormente tratados estatisticamente, com recurso aos softwares SPSS e SmartPLS, tendo-se procedido a análises descritivas e inferenciais, destacando-se o modelo de equações estruturais.

Resultados: Os resultados fornecem evidências que apoiam a relação entre a liderança transformacional e as dimensões afetivas e normativas do comprometimento organizacional da amostra estudada. Este artigo contribui para a literatura existente focada na relação entre liderança transformacional e comprometimento organizacional em contexto brasileiro e para o desenvolvimento de políticas de recursos humanos voltadas para o treinamento de líderes no intuito de impactar a eficácia organizacional por meio do capital humano.

Limitações da investigação: Amostra não probabilística por conveniência.

Implicações práticas: Adoção, ou reajustamento, de estratégias e práticas que promovam a liderança transformacional, com vista a otimizar o comportamento organizacional dos trabalhadores.

Originalidade/valor: Estudo pioneiro no Brasil relacionando liderança transformacional e comportamento organizacional, aplicado a instituição de ensino superior, técnico e tecnológico.


Full Text:

PDF


Copyright (c) 2020 European Journal of Applied Business and Management

ISSN: 2183-5594 

Indexing: GOOGLE SCHOLAR - LATINDEX - DRJI - ICI JOURNALS MASTER - REDIB