A ADOÇÃO DE PRODUTOS IOT PELO CONSUMIDOR PORTUGUÊS

Sara Raquel de Paiva Abreu Teixeira

Abstract


Objetivo: O objetivo principal deste estudo é identificar os fatores determinantes da adoção de produtos IoT pelo consumidor português.

Metodologia: Com base em uma revisão de literatura sobre a temática foram identificados os principais fatores que influenciam a IoT e os produtos IoT - utilidade percebida, facilidade de uso percebida, influência social, prazer percebido, custo, confiança, controlo comportamental percebido, segurança e privacidade, conhecimento em TI, conectividade, interatividade, telepresença / senso de presença, inteligência do produto, conveniência. Depois de identificados os fatores, utilizou-se o que para alguns autores é vista como metodologia qualitativa com análise quantitativa – o método Delphi. Foi solicitada a colaboração no estudo a um painel de especialistas na área da IoT para expressassem a sua opinião sobre a temática através de duas rondas de questionários. Dos 23 especialistas selecionados, na primeira ronda responderam 16 e na segunda 14.

Originalidade: A investigação na sua génese pretende saber quais são os fatores determinantes para adoção de produtos IoT com vista a desenvolver um modelo explicativo da adoção destes pelo consumidor português. Até quanto é do conhecimento não existe nenhum estudo que aborde a temática no âmbito do consumidor português. Assim sendo este estudo é importante para robustecer a temática no mercado português.

Resultados: Com este estudo verificou-se que os fatores que mais influenciam, do ponto de vista dos especialistas da área, a adoção de produtos IoT pelo consumidor português são a facilidade de uso percebida, utilidade percebida e conveniência.


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ISSN 2183-5594

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