Liderança transformacional e desempenho: evidência empírica de instituição de ensino superior, técnico e tecnológico brasileira

Marcela Freitas, Orlando Lima Rua

Abstract


Propósito: Este estudo tem como propósito fundamental analisar o impacto da liderança transformacional no desempenho.

Metodologia/abordagem: Foi utilizada uma abordagem metodológica quantitativa com recurso à aplicação de um inquérito por questionário ao qual responderam 130 colaboradores do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), tendo-se aplicado como técnica estatística a regressão linear múltipla.

Resultados: Os principais resultados comprovam que a liderança transformacional tem um impacto positivo no desempenho, onde o líder cujo comportamento é capaz de inspirar e motivar os seguidores a compartilhar práticas de excelência e qualidade influencia a eficiência do desempenho e promove a visão estratégica do indivíduo e da equipa.

Limitações da investigação: Amostra não probabilística por conveniência respeitante exclusivamente a colaboradores do IFTM.

Implicações práticas: Adoção, ou reajustamento, de estratégias e práticas que estimulem a liderança transformacional, com vista a melhorar o desempenho dos colaboradores.

Originalidade/valor: Estudo pioneiro no Brasil relacionando liderança transformacional e desempenho aplicado a uma instituição de ensino superior, técnico e tecnológico.


Full Text:

PDF


ISSN 2183-5594

Indexing: GOOGLE SCHOLAR - LATINDEX - DRJI