A influência do planeamento fiscal no valor da empresa

Cátia Gaspar, Cristina Sá, Helena Alves

Abstract


Resumo

Objetivo: Estudar o impacto da existência de mecanismos de planeamento fiscal no valor da empresa, sendo um tema relevante, visto que o planeamento fiscal pode representar uma atividade onerosa e a relação custo-benefício não ser favorável à empresa.

Metodologia: Com suporte na revisão da literatura em torno dos conceitos de planeamento fiscal, de valor da empresa e dos resultados obtidos foi desenvolvido um modelo de regressão linear para analisar o efeito da implementação de estratégias de planeamento fiscal no valor da empresa. A amostra é composta pelas empresas cotadas na Euronext Lisbon e o estudo incide no ano de 2015.

Resultados: O modelo estimado permite-nos concluir que o valor das empresas é influenciado de forma positiva pela performance organizacional e pelas oportunidades de crescimento e de forma negativa pelo endividamento. Não foi possível aferir dos efeitos das variáveis dimensão da empresa, planeamento fiscal e política de distribuição de dividendos. Assim, o modelo estimado não permite concluir sobre a influência da implementação de estratégias de planeamento fiscal por parte das empresas.

Limitações da investigação: As conclusões de estudos anteriores, aplicados a diferentes amostras, sobre esta temática, não são unânimes entre si, sendo uma das justificações apontadas para a obtenção de resultados divergentes, a segmentação da amostra. No entanto, no nosso estudo, tal não foi possível, devido ao número reduzido de empresas cotadas na Euronext Lisbon, no ano de 2015.

Originalidade: Amostra constituída maioritariamente por empresas portuguesas, cotadas em bolsa.

 

Palavras-chave: Planeamento fiscal; Evasão Fiscal; Valor da empresa.


Full Text:

PDF


ISSN 2183-5594

Indexing: GOOGLE SCHOLAR - LATINDEX - DRJI