Os Indicadores Chave de Desempenho numa Empresa Pública de Transportes Urbanos
Abstract
Objetivo: rever o painel de indicadores e, através de um processo de benchmarking, explorar e propor os indicadores chave de desempenho para os transportes urbanos, com foco no desempenho de uma empresa de transporte público.
Desenho/metodologia/abordagem: realizamos uma investigação qualitativa através da realização de um estudo de caso exploratório numa empresa pública de transportes localizada no norte do país. Foram recolhidos dados qualitativos de entrevistas realizadas aos colaboradores da organização e analisados todos os documentos contabilísticos e financeiros fornecidos, aliando-se as observações diretas.
Resultados: o estudo permitiu realizar alterações pertinentes aos indicadores existentes e definidas novas metas. Além disso, selecionamos os indicadores chave de desempenho capazes de solucionar algumas falhas na compreensão e na análise dos resultados. Em concreto, verificamos que os indicadores estão de acordo com os objetivos da organização, sendo estes evidenciados por um Tableau de Bord dividido por objetivos. Não obstante, alguns indicadores tinham a fórmula de cálculo e as respetivas metas inapropriadas, isto é, não se encontravam ajustados, possibilitando falhas na sua compreensão e análise dos resultados.
Originalidade/valor: entendemos que a proposta de indicadores apresentada é o principal contributo deste trabalho já que consideramos que após a sua colocação em prática permitirá reunir informações que possibilitarão à empresa concentrar-se nas suas questões essenciais, avaliando o seu desempenho de uma forma mais realista e possibilitando uma gestão estratégica. Além disso, na literatura são raros os estudos existentes sobre a utilização do processo de benchmarking na identificação de indicadores chave de desempenho em organizações do setor dos transportes, em particular dos transportes públicos, e em Portugal, facto que nos permite dar a este estudo um enfoque inovador.
Full Text:
PDFCopyright (c)
European Journal of Applied Business and Management
ISSN: 2183-5594
DOI: https://doi.org/10.58869/EJABM
Indexing:
EBSCO | CROSSREF | GOOGLE SCHOLAR | LATINDEX | DRJI | ICI JOURNALS MASTER | REDIB | MIAR