Efeitos a priori e a posteriori da criatividade organizacional

Diogo Zapparoli Manenti

Abstract


Objetivo: O presente estudo tem como propósito analisar os antecedentes e as consequências da criatividade organizacional (implicações a priori e a posteriori) e o clima criativo no ambiente do marketing. Sendo que a orientação para o aprendizado é considerada fator antecedente da criatividade e a performance uma consequência.

Metodologia: A proposta dessa pesquisa relaciona a orientação para aprendizagem os fatores do clima criativo, e a performance em um modelo cujo a amostra é composta por respondentes de empresas industriais que, direta ou indiretamente, trabalham com a função do marketing relacionada à criatividade. Sendo que os dados coletados foram analisados por meio da modelagem de equações estruturais (MEE).

Resultados: Um dos mais importantes resultados deste estudo é que a performance comportou-se como uma consequência da criatividade organizacional, efeito posterior, portanto, em uma relação positiva e significativa; para além disso, os fatores do clima criativo e as correspondentes hipóteses mostraram-se responsáveis pela criatividade organizacional, sendo que estas hipóteses mencionadas foram parcialmente suportadas.

Limitações da investigação: A principal limitação deste estudo refere-se a tipologia da amostra, sendo não probabilística; muito embora o tamanho amostral mostrou-se satisfatório para o uso da técnica utilizada e análise dos dados coletados.

Implicações práticas: Há implicações voltadas aos gestores e implicações teóricas acadêmicas. As implicações práticas decorrem da consideração da criatividade para o aprimoramento da performance no ambiente de marketing e gestão das organizações. E o contributo teórico é decorrente da própria complexidade e composição do modelo, e seu ineditismo nesse contingente.

Originalidade: Neste aspecto destaca-se o ineditismo do modelo devido a sua própria composição, considerando a orientação para o aprendizado relacionada aos fatores do clima criativo e a criatividade. Além disso, a criatividade demonstrou impacto positivo e significativo na performance. Destaca-se ainda, a originalidade relacionada a seleção da amostra em relação às particularidades do modelo, portanto o estudo tem valor decorrente do carácter sui generis a considerar estes factores em conjunto.

Palavras-chave: Marketing, Criatividade organizacional, Orientação para a aprendizagem, Performance organizacional, Clima criativo.

 



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ISSN 2183-5594

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