A Personalidade da marca do destino e a imagem de marca do destino: um estudo sobre os turistas do PNPG

Hugo Martins

Abstract


Objetivo: Compreender a importância da marca associada ao turismo, no geral, e aos destinos turísticos, em particular, abordando as implicações que a personalidade e a imagem do destino desempenham num território com uma identidade e uma marca própria associada à natureza, o Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Metodologia: Após a revisão da literatura, desenvolveu-se um estudo com design descritivo (Malhotra, 2001) recorrendo ao inquérito por questionário como instrumento de recolha de dados, cuja amostra foi constituída por turistas do PNPG. Utilizaram-se um conjunto de escalas previamente testadas e validadas noutros estudos. Criou-se um modelo concetual que permitiu testar as hipóteses elaboradas.

Resultados: O estudo revelou que a personalidade da marca, a imagem de marca e a satisfação que o turista tem sobre um determinado lugar condicionam as intenções comportamentais futuras dos turistas.

Limitações da investigação: Apesar da amostra ter sido significativa, os dados referem-se apenas aos meses de junho a outubro. Seria importante inquirir os turistas da época baixa sobre a temática a fim de se obter uma compreensão mais global.

Implicações práticas: O estudo revela a importância que os destinos se promovam tendo em consideração estratégias de branding, para se consolidar e criar uma identidade própria capaz de os diferenciar.

Originalidade e valor: O seu principal contributo e valor consistem em analisar e compreender da importância da marca associada aos destinos turísticos, chamando a atenção aos stakeholders para o branding dos destinos.

 

Palavras-chave: Personalidade da Marca; Imagem de Marca; Satisfação do Lugar; Intenções Comportamentais; Parque Nacional da Peneda-Gerês

 


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ISSN 2183-5594

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