Análise Fatorial Exploratória e de Consistência Interna do Purpose-In-Life Test com Estudantes Brasileiros

Paulo HAYASHI JR, Marina Tieko Esmerelles

Abstract


Objetivo: Esta pesquisa visa analisar o perfil dos estudantes dos cursos de Administração e Engenharia em relação ao propósito de vida, bem como verificar os principais pontos de destaque em relação ao sentido de estar indo na direção certa ou não, sobre a situação atual da vida e seus planos futuros.

Design: uma pesquisa quantitativa com 207 estudantes de uma Instituição de Ensino Superior Pública do Estado de São Paulo (Brasil) para verificar a percepção do propósito de vida, segundo a teoria da Logoterapia de Frankl. O questionário aplicado foi o Purpose-In-Life Test (PIL) que vem se firmando com o principal instrumento para identificar e analisar o propósito de vida. Os resultados foram analisados por meio da Análise Fatorial Exploratória devido à intenção de busca dos fatores mais relevantes para os alunos.

Resultados: Os principais resultados da Análise Fatorial apontam para a presença de dois componentes principais: a excitação na vida e os objetivos de vida. Ambos os componentes respondem por cerca de 45% da variação total.

Implicações práticas: Os dois principais fatores encontrados podem servir como mote e inspiração para os docentes tornarem suas aulas mais atrativas e com melhor comprometimento pelos alunos.

Originalidade: A pesquisa beneficia com conhecimento raro e valioso o campo de ensino e aprendizagem dos cursos de administração e engenharia. O artigo inova ao realizar a pesquisa em uma faculdade nova, com menos de 10 anos de vida e com o processo de identidade organizacional ainda em formação.  

Palavra-Chave: propósito de vida, Logoterapia, Viktor Frankl, Cursos de Administração e Engenharia.


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ISSN 2183-5594

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