Os impactos no processo de tomada de decisão do “reconhecimento” versus “divulgação” da informação no relato financeiro

Fábio Henrique Ferreira Albuquerque, Manuela Marcelino

Abstract


Objetivo: Este estudo utiliza a aplicação dos modelos de mensuração subsequente prescritos na International Accounting Standards (IAS) 40 Propriedades de Investimento como forma de analisar se a localização da informação no relato financeiro, nomeadamente se localizada no balanço e na demonstração dos resultados (“reconhecimento”) versus (vs.) a informação divulgada no anexo (“divulgação”), influencia a tomada de decisão por parte dos utilizadores nas decisões de investimento.

Metodologia: Quatro fases do processo cognitivo foram consideradas, nomeadamente: aquisição, análise, ponderação e julgamento. Dois questionários, representativos de dois grupos distintos (“grupo de reconhecimento” vs. “grupo de divulgação”), foram distribuídos aos alunos de mestrados do Instituto Superior de Contabilidade e Adminstração de Lisboa (ISCAL). A amostra final foi constituida por 73 respostas, 36 das quais relativas ao “grupo de reconhecimento”. Técnicas estatísticas não paramétricas foram aplicadas, a saber: os testes do Qui-quadrado e de Mann-Whitney-U.

Resultados: Os resultados permitiram verificar a existência de diferenças significativas em três das quatro fases em análise, nomeadamente nas fases de aquisição, ponderação e julgamento da informação, sugerindo a existência dos efeitos da fixação funcional em Portugal.

Implicações práticas: Os efeitos da fixação funcional não devem ser descurados pelos organismos normalizadores no âmbito do processo de elaboração de normas contabilísticas e de relato financeiro, constituindo-se esse um dos principais contributos desta investigação.

Limitações da investigação: Como limitações, de ressaltar que o estudo foi conduzido a estudantes exclusivamente inseridos no Instituto Politécnico de Lisboa. Não é possível assegurar que resultados similares teriam sido obtidos se o estudo fosse aplicado exclusivamente a uma classe de profissionais, designadamente aos Contabilistas Certificados.

Originalidade e valor: A informação financeira deve ser útil para a tomada de decisão. No entanto, a forma como a informação é apresentada no relato financeiro, nomeadamente a sua localização, pode influenciar o comportamento do decisor no contexto de tomada de decisão, considerando o impacto da fixação funcional neste processo. Este estudo constitui-se como a primeira réplica conhecida de  um estudo dessa natureza em Portugal.

 

Palavras-chave: Divulgação, fixação funcional, processo cognitivo, reconhecimento, tomada de decisão.


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ISSN 2183-5594

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