Construção de perfis de turistas não residentes em Portugal: aplicação da análise de clusters no estudo de Lugares Turísticos

Frederico d'Orey, Ricardo Abreu

Abstract


Objetivo: O desenvolvimento dos lugares turísticos tem sido abordado nos estudos de turismo e objeto de preocupação nas decisões políticas. Nem sempre o turismo de massas é solução para o desenvolvimento sustentável das cidades, regiões ou países. Urge compreender as relações entre os indivíduos e os lugares que visitam. Por este motivo, este artigo pretende interpretar os conceitos de “Sentimento de Lugar” e “Destino Turístico”, como forma holística dos Lugares Turísticos, nas perceções dos turistas. O artigo propõe segmentar e analisar o perfil dos indivíduos não residentes durante a sua visita a Portugal.

Desenho/metodologia/abordagem: A revisão da literatura devolve-nos diversas dimensões explicativas do “Sentimento de Lugar” e “Destino Turístico”. Este artigo interpõe estas dimensões como fatores discriminantes da ligação entre o indivíduo e os lugares que visitam, contribuindo construir um perfil de turistas não residentes em Portugal.

Com o objetivo de proporcionar um instrumento de investigação, foi elaborado um questionário com afirmações classificadas numa escala de likert de 5 pontos produzidas e selecionadas com recurso a um Focus Group com especialistas em turismo. O questionário foi validado empiricamente por uma amostra de 500 inquéritos presenciais no Aeroporto Internacional de Lisboa, em Portugal.

Estudos anteriores identificaram 15 variáveis ou dimensões associadas aos Lugares Turísticos que neste estudo foram sujeitas a uma análise de clusters. Após a avaliação da metodologia de agrupação hierárquica, foi escolhido o método do “vizinho mais longe” (Complete Linkage) do qual resultou 4 perfis de perceção associados aos turistas não residentes. O estudo ainda contemplou a caracterização das dimensões sociodemográficas, segundo, os quatro perfis obtidos anteriormente.

Resultados: Os resultados conduziram à caracterização de quatro clusters heterogéneos significativos. Verificou-se a existência de um perfil composto por turistas com elevada perceção das dimensões propostas, por outro lado, identificou-se um perfil associado a perceções mais fracas. Os restantes dois perfis caracterizam os turistas com perceções diferenciadas associadas ao “Sentimento de Lugar” e “Destino Turístico”.

Limitações de investigação: No curso da investigação foram levantados alguns constrangimentos na recolha dos dados. Por via da dinâmica de fluxo do Aeroporto de Lisboa, o plano de trabalho de campo teve que ser modificado no local. Esta investigação permitiu construir e identificar perfis de turistas não residentes que contribuem para a reflexão académica e policy-maker.

Implicações práticas: A investigação e sua metodologia abre vias para aprofundar o conhecimento sobre a promoção turística sendo uma ferramenta útil para os decisores políticos associados à gestão turística. Para o sector privado, as empresas de comunicação de marketing podem recorrer a estes resultados para desenvolver as suas estratégias de comunicação com base nos fatores de perceção sugeridos neste estudo.

Originalidade/valor: Este artigo contempla a análise conjunta de duas diferentes conceptualizações associadas aos Lugares Turísticos, o “Sentimento de Lugar” com origem nos estudos da geografia humana e o “Destino Turístico” esmiuçada pelos estudos do turismo e marketing.

Palavras-chave: Sentimento de lugar; destino turístico; lugar turístico; análise de clusters; data-driven.


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